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sábado, abril 28, 2012


                             Exercícios de Fixação – Funções da Linguagem

Questões

01. Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem:

a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)

b) O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar

Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.

E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito

E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)

c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)

d) " - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!"

e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."

f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)

g) " - Que quer dizer pitosga?
- Pitosga significa míope.
- E o que é míope?
- Míope é o que vê pouco."


02. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem:

"Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)


03. Descubra, nos textos a seguir, as funções de linguagem:

a) "O homem letrado e a criança eletrônica não mais têm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)

b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstração. (...) A primeira destas operações é a exposição; a segunda, a prova." (Aristóteles)

c) "Amigo Americano é um filme que conta a história de um casal que vive feliz com o seu filho até o dia
em que o marido suspeita estar sofrendo de câncer."

d) "Se um dia você for embora
Ria se teu coração pedir
Chore se teu coração mandar." (Danilo Caymmi & Ana Terra)

e) "Olá, como vai?
Eu vou indo e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranqüilo..." (Paulinho da Viola)


Texto para as questões 04 e 05

Poética

Que é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.

(Cassiano Ricardo)

04. Quais as funções da linguagem predominantes no poema anterior?


05. Aponte os elementos que integram o processo de comunicação em Poética, de Cassiano Ricardo.


07. (CESUPA - CESAM - COPERVES) Segundo o lingüísta Roman Jakobson, "dificilmente lograríamos (...) encontrar mensagens verbais que preenchem uma única função... A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da função predominante".

"Meu canto de morte
Guerreiros, ouvi.
Sou filho das selvas
Nas selvas cresci.
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi.
Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante.
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, forte,
Sou filho do Norte
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi."
(Gonçalves Dias)

Indique a função predominante no fragmento acima transcrito, justificando a indicação.


08. (PUC - SP)

"Com esta história eu vou me sensibilizar, e bem sei que cada dia é um dia roubado da morte. Eu não sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo é uma névoa úmida. As palavras são sons transfundidos de sombras que se entrecruzam desiguais, estalactites, renda, música transfigurada de órgão. Mal ouso clamar palavras a essa rede vibrante e rica, mórbida e obscura tendo como contratom o baixo grosso da dor. Alegro com brio. Tentarei tirar ouro do carvão. Sei que estou adiando a história e que brinco de bola sem bola. O fato é um ato? Juro que este livro é feito sem palavras. É uma fotografia muda. Este livro é um silêncio. Este livro é uma pergunta." (Clarice Lispector)

A obra de Clarice Lispector, além de se apresentar introspectiva, marcada pela sondagem de fluxo de
consciência (monólogo interior), reflete, também, uma preocupação com a escritura do texto literário.

Observe o trecho em questão e aponte os elementos que comprovam tal preocupação.


09. (FATEC) O senão do livro

COMEÇO a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica, vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...
Este trecho revela o estilo de:

a) MANUEL ANTONIO DE ALMEIDA, ao usar uma linguagem apelativa, direcionada à reflexão
crítica da obra romântica.

b) GRACILIANO RAMOS, ao revelar a quebra da ordem cronológica da narrativa de suas obras,
como reflexo coerente da instabilidade psicológica e espacial de suas personagens.

c) MACHADO DE ASSIS, ao questionar o leitor quanto à linha lógica e impositiva do tempo velho da
obra literária e, ao mesmo tempo, conscientizá-lo de um novo modo de ler.

d) LIMA BARRETO, ao retratar o estilo incoerente de suas personagens em seus atos de loucura.

e) CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, ao especular o tempo e a qualidade de vida do homem
(leitor) em interação com o tempo da narrativa.



                       Resolução:

Questão 01

a) função referencial                                b) função poética
c) funções referencial e metalingüística  d) função fática
e) função conativa                                    f) função emotiva
g) função metalingüística


Questão 02

 Função emotiva

Questão 03

a) função referencial
b) função referencial
c) funções referencial e metalingüística
d) função poética
e) função fática


Questão 04

 Funções poética e metalingüística.

Questão 05

 Código, emissor e mensagem.

Questão 07

 Função emotiva - predominância de 1ª pessoa.

Questão 08

 Nesse fragmento de Clarice Lispector, além da preocupação introspectiva em fisgar elementos interiores, profundos, beirando uma revelação epifânica transcendental, há também a preocupação constante com a própria escritura do texto literário, usando-se a função metalingüística.
A discussão ou abordagem da tessitura narrativa aparece em passagens como: "As palavras são sons transfundidos de sombras que se entrecruzam desiguais, estalactites, renda, música transfigurada de órgão. Mal ouso clamar palavras a essa rede vibrante e rica (...)", "Sei que estou adiando a história e que brinco de bola sem bola. O fato é um ato? Juro que este livro é feito sem palavras (...)" e "Eu não sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo é uma névoa úmida".


Questão 09

 C

terça-feira, abril 17, 2012


 EXERCÍCIOS de FIXAÇÃO - FIGURAS DE LINGUAGEM



 Leia os versos abaixo e responda:

1 – Vontade de beijar os olhos de minha pátria

De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos”.

2 – “Pátria, eu semente que nasci do vento

Eu que não vou e não venho, eu que permaneço”.

1) A partir dos exemplos 1 e 2, indique as respectivas figuras de linguagem:

a) prosopopéia – aliteração.

b) metáfora – gradação.

c) hipérbole – antítese.

d) aliteração – personificação.

e) metonímia – assíndeto.

2)  Assinalar a alternativa correta, correspondente às figuras de linguagem, presentes nos fragmentos a seguir:

I. “Não te esqueças daquele amor ardente que já nos olhos meus tão puro viste.”

II. “A moral legisla para o homem; o direito, para o cidadão.”

III. “A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores porém, discordavam.”

IV. “Isaac a vinte passos, divisando a vulto de um, pára, ergue a mão em viseira, firma os olhos.”

a) anacoluto, hipérbato, hipálage, pleonasmo

b) hipérbato, zeugma, silepse, assíndeto

c) anáfora, polissíndeto, elipse, hipérbato

d) pleonasmo, anacoluto, catacrese, eufemismo

e) hipálage, silepse, polissíndeto, zeugma

3)  Assinalar a alternativa que contém as figuras de linguagem correspondentes aos períodos a seguir:

I. “Está provado, quem espera nunca alcança”.

II. “Onde queres o lobo sou o irmão”.

III. Ele foi discriminado por sofrer de uma doença contagiosa muito falada atualmente.

IV. Ela quase morreu de tanto estudar para o vestibular.

a) ironia – antítese – eufemismo – hipérbole

b) eufemismo – ironia – hipérbole – antítese

c) antítese – hipérbole – ironia – eufemismo

d) hipérbole – eufemismo – antítese – ironia

e) ironia – hipérbole – eufemismo – antítese

PUC – Leia o poema abaixo e responda:

Ardor em firme coração nascido;

Pranto por belos olhos derramado;

Incêndio em mares de águas disfarçado;

Rio de neve em fogo convertido:

Tu, que em um peito abrasas escondido;

Tu, que em um rosto corres desatado;

Quando fogo, em cristais aprisionado;

Quando cristal em chamas derretido.

Se és fogo como passas bradamente,

Se és neve, como queimas com porfia?

Mas ai, que andou Amor em ti prudente!

Pois para temperar a tirania,

Como quis que aqui fosse a neve ardente,

Permitiu parecesse a chama fria.

4) No verso “Permitiu parecesse a chama fria.”, encontramos algumas figuras de linguagem. Uma delas é

a) o eufemismo.

b) o anacoluto.

c) o pleonasmo.

d) a elipse.

e) a anáfora.

5) Identifique as figuras de linguagem empregadas nas seguintes frases:

a) Esses livros, eu já os comprei.

b) O cheiro doce e verde do capim traziam recordações da fazenda.

c) O vento varreu o vale.

d) Ouviu-se um estalo seco.

e) Ela chorou um choro de alegria.

6) Identifique as figuras de linguagem que ocorrem nas frases a seguir:

a) “O mito é o nada que é tudo…”

b) Fitei-a longamente, fixando meu olhar na menina dos olhos dela.

c) O povo estourava de rir.

7) Identifique as figuras de linguagem marcando:

(1) Metáfora

(2) Metonímia

(3) Catacrese

(4) Comparação

(5) Prosopopéia

a) (   ) Gosto de ouvir Titãs.

b) (   ) A doçura do teu olhar é minha vida.

c) (   ) O rio engasgou num barraco.

d) (    ) Usarei no tempero um dente de alho.

e) (    ) Você é venenosa como uma cobra.

ITA – Leia o trecho abaixo e responda:

É terminantemente proibido animais circulando nas áreas comuns a todos, principalmente para fazerem suas necessidades fisiológicas no jardim do condomínio, onde pode por em risco a saúde das crianças que alí brincam descalças.

(Extraído de um RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS da administração de um prédio.)

8) Assinale a opção que apresenta as figuras de linguagem presentes no texto:

a) Pleonasmo e eufemismo.

b) Metonímia e eufemismo.

c) Pleonasmo e polissíndeto.

d) Pleonasmo e metonímia.

e) Eufemismo e polissíndeto.

PUC – Leia o trecho abaixo e responda:

MAR PORTUGUÊS (Fernando Pessoa)

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

9) No 1° verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designe adequadamente as figuras de linguagem que expressam esses conceitos.

a) Metáfora e prosopopéia.

b) Metonímia e apóstrofe.

c) Apóstrofe e prosopopeia.

d) Redundância e metáfora.

e) Redundância e prosopopéia.

Considere os seguintes trechos de “A Hora da Estrela”:

Embora a moça anônima da história seja tão antiga que podia ser uma figura bíblica. Ela era subterrânea e nunca tinha tido floração. Minto: ela era capim.

Se a moça soubesse que minha alegria também vem de minha mais profunda tristeza e que a tristeza era uma alegria falhada. Sim, ela era alegrezinha dentro de sua neurose. Neurose de guerra.

10) Neles predominam, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:

a) inversão e hipérbole.

b) pleonasmo e oxímoro.

c) metáfora e antítese.

d) metonímia e metáfora.

e) eufemismo e antítese.

PUC - Quanto ao sentido figurado no texto, considere as três figuras abaixo relacionadas, cada uma identificada por uma de suas características mais genéricas:

I- eufemismo: suavização de uma palavra ou expressão;

II- metonímia: a parte pelo todo;

III- personificação: atribuição de vida, ação, movimento e voz a coisas inanimadas.

A seguir, observe os exemplos e os relacione com as figuras de linguagem:

( ) “A bossa nova ficou mais triste.”

( ) “Baden Powell deixou o mundo em saudade.”

( ) “Powell tinha a arte na ponta dos dedos.”

11) A seqüência correta é:

a) III, I, II.

b) II, III, I.

c) III, II, I.

d) II, I, III.

e) I, III, II.

ITA – Leia o poema abaixo de Cecília Meireles:

Canção

Pus o meu sonho num navio

e o navio em cima do mar;

- depois, abri o mar com as mãos

para o meu sonho naufragar

Minhas mãos ainda estão molhadas

do azul das ondas entreabertas

e a cor que escorre dos meus dedos

colore as areias desertas.

O vento vem vindo de longe,

a noite se curva de frio;

debaixo da água vai morrendo

meu sonho, dentro de um navio…

Chorarei quanto for preciso,

para fazer com que o mar cresça,

e o meu navio chegue ao fundo

e o meu sonho desapareça.

Depois, tudo estará perfeito;

praia lisa, águas ordenadas,

meus olhos secos como pedras

e as minhas duas mãos quebradas

Neste poema, há algumas figuras de linguagem. Abaixo, você tem, de um lado, os versos e, do outro, o nome de uma dessas figuras. Observe:

I. “Minhas mãos ainda estão molhadas / do azul das ondas entreabertas” ……………….. sinestesia

II. “e a cor que escorre dos meus dedos” …..metonímia

III. “o vento vem vindo de longe” …. aliteração

IV. “a noite se curva de frio” ………… personificação

V. “e o meu navio chegue ao fundo / e o meu sonho desapareça” …….. polissíndeto

12) Considerando-se a relação verso/figura de linguagem, pode-se afirmar que

a) apenas I, II e III estão corretas.

b) apenas I, III e IV estão corretas.

c) apenas II está incorreta.

d) apenas I, IV e V estão corretas.

e) todas estão corretas.

ENEM – 2004

13) Nesta tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para

a) condenar a prática de exercícios físicos.

b) valorizar aspectos da vida moderna.

c) desestimular o uso das bicicletas.

d) caracterizar o diálogo entre gerações.

e) criticar a falta de perspectiva do pai.

FGV 2007 – Leia o fragmento abaixo e responda:

Pastora de nuvens, fui posta a serviço por uma campina tão desamparada que não principia nem também termina, e onde nunca é noite e nunca madrugada.

(Pastores da terra, vós tendes sossego, que olhais para o sol e encontrais direção. Sabeis quando é tarde, sabeis quando é cedo. Eu, não.)

Esse trecho faz parte de um poema de Cecília Meireles, intitulado “Destino”, uma espécie de profissão de fé da autora.

14) Considerando-se as figuras de linguagem utilizadas no texto, pode-se dizer que

a) as duas estrofes são uma metáfora de um pleno sentimento de paz.

b) o texto revela a antítese entre dois universos de atuação, com diferentes implicações.

c) há, nos versos, comparação entre atividades agrícolas e outras, voltadas à pecuária.

d) o verso “Sabeis quando é tarde, sabeis quando é cedo.” contém uma hipérbole.

e) as estrofes apresentam, em sentido figurado, a defesa da preservação das ocupações voltadas ao campo.

PUC 2007 – Leia o fragmento abaixo de Iracema e responda:

Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado (…) Cedendo à meiga pressão, a virgem reclinou-se ao peito do guerreiro, e ficou ali trêmula e palpitante como a tímida perdiz (…) A fronte reclinara, e a flor do sorriso expandia-se como o nenúfar ao beijo do sol (…). Em torno carpe a natureza o dia que expira. Soluça a onda trépida e lacrimosa; geme a brisa na folhagem; o mesmo silêncio anela de opresso. (…) A tarde é a tristeza do sol. Os dias de Iracema vão ser longas tardes sem manhã, até que venha para ela a grande noite.

15) Os fragmentos anteriores constroem-se estilisticamente com figuras de linguagem, caracterizadoras do estilo poético de Alencar. Apresentam eles, dominantemente, as seguintes figuras:

a) comparações e antíteses.

b) antíteses e inversões.

c) pleonasmos e hipérboles.

d) metonímias e prosopopéias.

e) comparações e metáforas.

PUC 2007 – A propósito da passagem:

“Tanto que, na sua bebedeira auricular só conseguem entender as frases repetitivas da música pop. E, se esta nossa ‘civilização’ não arrebentar, acabamos um dia perdendo a fala – para que falar? Para que pensar? – ficaremos apenas no batuque: ‘Tan! tan!tan! tan! tan!’”

16) Nesse fragmento, Mario Quintana faz uso de figuras de linguagem. Indique duas.

a) __________________________________

                                               GABARITO

1- A   /   2 -B  /   3- A   / 4-D   /   5 - A- pleonasmo -B- sinestesia - C- prosopopeia - D - sinestesia /
6- A - paradoxo/ antítese - B- catacrese - C- hipérbole / 7- A -2 - B-1 - C-5 - D-3 - E -4 /
8- A /   9- C    /   10- C   / 11- A    / 12- E   /  13-  E   /  14- B   /  15- E  / 16 - metáfora e sinestesia

segunda-feira, abril 09, 2012

O Verso e seus recursos musicais

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

                                (In: Vera Aguiar, 2002)

1- Quantas estrofes tem esse poema?
2- Cada estrofe apresenta um grupo de versos, ou seja, de linha poéticas. Quantos versos há em cada estrofe?
3- Ao ler o poema, você provalvelmente fez um apausa no final de cada linha ouverso. Essa pausa se acentua pela semelhança sonora que há entre finais de versos, como ver e doer e sente e descontente. Encontre outros pares de psalavras.

De acordo com o número de versos que apresentam, as estrofes recebem as seguintes denominações:
 
* Dístico - 2 versos                     * Quintilha - 5 versos             * Oitava-  8 versos
* Terceto - 3 versos                    * Sexteto - 6 versos                * Décima - 10 versos
* Quarteto - 4 versos                  * Septilha - 7 versos

Métrica

É a medida dos versos, é o número de sílabas poéticas. A divisão em sílabas poéticas se baseia na forma como a poesia é falada ou declamada e, por isso, nem semrpe ela coincide com a divisão em sílabas gramaticais. Quando contamos o número de sílabas poéticas de um verso, fazemos a sua ESCANSÃO.


DIVISÃO SILÁBICA GRAMATICAL

É / so / li/ tá / rio / an / dar / por / en / tre / a / gen / te

1    2    3    4    5      6      7      8       9      10  11  12     13


DIVISÃO SILÁBICA POÉTICA

É / so / li / tá / rio an / dar / por / en / tre a / gen / te
1    2     3   4       5         6       7      8      9        10

De acordo com o número de sílabas poéticas que apresentam, os versos recebem as seguintes denominações:


* Monossílabo - 1 sílaba
* Dissílabo - 2 sílabas
* Redondilha menor - 5 sílabas
* Redondilha maior - 7 sílabas
* Décassílabo - 10 sílabas
* Alexandrino - 12 sílabas

Agora faça a escansão dos dois íltimos versos do poema acima.

Rima

A rima é um recurso musical baseado na semelhança sonora das palavras no final dos versos 9rima externa) e, às vezes, no interior dos versos (rima interna). Veja:

Amor é fogo que arde sem se ver;  AÉ ferida que dói e não se sente;      BÉ um contentamento descontente;  B É dor que desatina sem doer;         A


Note que o primeiro verso rimou com o quarto e o segundo com o terceiro, quando isso acontece, as rimas são INTERPOLADAS. Quando o esquema é:

ABAB - rimas alternadas ou cruzadas
AABB - rimas emparelhadas
Os versos que não apresentam rimas entre si são chamados de VERSOS BRANCOS.

Agora volte ao poema e faça o esquema de rimas da segunda, terceira e quarta estrofes.

terça-feira, abril 03, 2012

Sobre a Vírgula,

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere..

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber
.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.COLOQUE UMA VÍRGULA NA SEGUINTE FRASE:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...